Visita do premiê alemão ao Brasil deve ter anúncio de recursos para a Amazônia

Marcada para a próxima segunda-feira (30), visita do primeiro-ministro alemão discutirá Fundo Amazônia e acordo do Mercosul com União Europeia

Da redação

Lula e Olaf Scholz se encontrarão na próxima segunda (30)
Divulgação/Ricardo Stuckert

A possível liberação de recursos para o Fundo Amazônia e a discussão do acordo do Mercosul e União Europeia serão alguns dos destaques da visita do primeiro-ministro alemão, Olaf Scholz, na próxima segunda-feira (30), ao Brasil. O líder europeu será recepcionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Esta será a segunda visita de uma alta autoridade da Alemanha em menos de um mês. O presidente do país, Frank-Walter Steinmeier, veio ao Brasil para a posse de Lula.

As reuniões buscam aprofundar a retomada das relações entre Brasil e Alemanha, com aumento do diálogo diplomático e da cooperação política, econômica e ambiental. O acordo comercial entre Mercosul e União Europeia também deverá ser discutido no encontro das maiores economias nacionais de cada bloco.

Na visita oficial ao Brasil, o chanceler alemão também deve anunciar a liberação de recursos para o Fundo Amazônia. Anteriormente, Lula e Scholz se reuniram em Berlim, em novembro de 2021.

Durante a agenda oficial, também está prevista reunião paralela entre o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e a ministra alemã da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento, Svenja Schulze, além de empresários alemães e brasileiros.

Veja a agenda

  • 15h30: cerimônia de recepção no Palácio do Planalto;
  • 15h45: reunião do presidente Lula com o chanceler Olaf Scholz e reunião paralela entre empresários e ministros;
  • 18h: cerimônia de assinatura do acordo, por trocas de notas, sobre o Fundo Amazônia, pelo ministro Mauro Vieira (MRE);
  • 19h: jantar oficial.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.