A Índia enfrenta novos registros de casos de Nipah no país. Um relatório da Equipe Central de Alto Nível, divulgado neste mês, afirmou que houve uma ocorrência local limitada a dois distritos de Kerala e Malappuram. As informações foram divulgadas pelo Centro Nacional de Controle de Doenças da Índia.
Histórico
O vírus Nipah (NiV) é uma doença emergente que foi reconhecida como grande surto quando 276 casos foram registrados na Malásia e em Cingapura entre setembro de 1998 e maio de 1999.
Na Índia, dois casos foram notificados durante 2001 e 2007, no Ocidente Bengala, vizinha de Bangladesh.
Transmissão
O vírus é transportado por morcegos frugívoros do gênero Pteropus. O contágio em humanos ocorre quando alguém entra em contato com morcegos, porcos ou outras pessoas infectadas, através de contatos físicos ou fluídos corporais.
Sintomas
Os principais sintomas são febre, fraqueza, dor de cabeça, dificuldade respiratória, vômito, dores musculares, convulsão e diarréia.
De acordo com o governo indiano, em geral, a taxa de letalidade é estimada entre 40% e 75%. Até o momento, não há tratamento conhecido ou vacina disponível para pessoas ou animais.