Os trabalhos para a retirada dos corpos das vítimas do acidente aéreo com a aeronave da Voepass em Vinhedo, no interior de São Paulo, continuam na manhã deste sábado (10).
A expectativa é que até o fim do dia todos os corpos sejam retirados do local do acidente, disse o perito criminal federal e diretor do Instituto de Criminalística, Carlos Palhares.
Segundo ele, as condições meteorológicas dificultaram os trabalhos das equipes durante a madrugada, mas os resgates seguiram sem interrupções.
"O tempo atrapalhou bastante durante a madrugada. Estava chovendo e muito frio. A retirada (dos corpos) é gradual para que a gente consiga preservar ao máximo os corpos. Ainda há corpos sob os destroços. Expectativa é que até o final do dia todos os corpos sejam retirados", disse Palhares.
Segundo o perito, o trabalho tem sido feito de forma conjunta com o Corpo de Bombeiros e outras forças como Polícia Militar (PM), Polícia Federal (PF) e do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).
Formas de identificação dos corpos
Para a perícia, a prioridade tem sido a remoção dos corpos para posterior identificação Segundo Palhares, o maior desafio até agora tem sido conseguir retirar os corpos de forma que seja possível a identificação das vítimas.
"É um trabalho sensível. Esperamos que o término do trabalho seja o mais rápido possível. Os melhores peritos da Polícia Federal e de São Paulo estão no caso. Todos os esforços estão sendo feitos para que os corpos sejam retirados", disse.
Na fase de identificação das vítimas a partir da retirada dos corpos, os peritos se concentram em três formas de identificação: por impressão digital, por achados odontológicos ou material genético colhido dos pais e comparado com o material das vítimas.
Sobre o acidente
Um avião com 62 ocupantes caiu por volta das 13h30 desta sexta-feira (9) em Vinhedo, cidade da região de Campinas, no interior de São Paulo. Segundo a Defesa Civil estadual, a queda ocorreu no quintal de casas e provocou um incêndio. Não houve sobreviventes.
Vídeos obtidos pela Band mostram o momento do acidente e as chamas que tomaram conta da estrutura, dentro do residencial Recanto Florido. A companhia Voepass Linhas Aéreas confirmou 58 passageiros e quatro tripulantes a bordo.