Notícias

Vietnã proíbe filme 'Barbie' por mapa que atribui território em disputa à China

Mar da China Meridional, território rico em jazidas de petróleo e gás, é objeto de disputas territoriais entre diversos países da região

Da Redação

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp

O Vietnã proibiu a exibição do filme “Barbie”, da Warner Bros, nos cinemas do país. Segundo a mídia estatal do país, a decisão das autoridades foi tomada devido um mapa que aparece nas imagens do filme que atribui a China uma zona marítima disputada. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (3). 

O filme protagonizado pelos atores Margot Robbie e Ryan Gosling, que é um dos filmes mais aguardados do ano, estava programado para estrear no país asiático em 21 de julho, no mesmo dia que nos Estados Unidos. 

O longa conta com uma cena que mostra um mapa com a “linha de nove traços”, uma representação das reivindicações territoriais da China no Mar do Sul da China Meridional, que o Vietnã diz violar a soberania do país. 

Vi Kien Thanh, diretor-geral do Departamento de Cinema do Vietnã do Ministério da Cultura, Esportes e Turismo, informou que a proibição foi decidida pelo Conselho Nacional de Avaliação de Filmes. “Não concedemos licença para o filme americano 'Barbie' ser lançado no Vietnã porque contém a imagem ofensiva da linha de nove traços”, disse o jornal estatal Tuoi Tre. 

Em 2022, o longa-metragem de aventura "Uncharted: Fora do Mapa", estrelado pelo ator Tom Holland, foi banido pelo mesmo motivo. O Mar da China Meridional, território rico em jazidas de petróleo e gás, é objeto de disputas territoriais entre diversos países da região.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.