Ao chegar a Londres, na manhã desta sexta-feira (9), o rei Charles III cumprimentou os súditos que estavam na frente do Palácio de Buckingham, o que seria o primeiro teste de popularidade dele. Pessoas aglomeradas queriam tocar na mão do monarca e tirar fotos.
Charles III estava acompanhado da rainha consorte Camilla Rosemary Shand. Ambos andaram por alguns metros até entrarem no Palácio de Buckingham.
Mais cedo, o rei deixou a Escócia, onde a rainha Elizabeth II morreu, para seguir para Londres, onde se encontra com a primeira-ministra Liz Truss, empossada no início desta semana. Charles III deve fazer o primeiro discurso como chefe de Estado do Reino Unido nesta tarde.
“Grande tristeza”
Nessa quinta, Charles III se pronunciou pela primeira vez sobre a morte da mãe, ocasião em que citou “momento de grande tristeza” no Reino Unido.
“A morte da minha amada Mãe, Sua Majestade, a Rainha, é um momento de grande tristeza para mim e para todos os membros da minha família”, desabafou o rei.
A morte da rainha Elizabeth II foi anunciada na quinta-feira (9) pelo Palácio de Buckingham. A causa do óbito ainda não foi informada, mas a imprensa britânica já alertava sobre problemas de saúde.
Reinado mais longo da monarquia britânica
A princesa Elizabeth ascendeu ao trono aos 25 anos, no dia 6 de fevereiro de 1952, data em que pai, o rei George VI, faleceu. Imediatamente, ela virou a rainha Elizabeth II e assumiu todas as responsabilidades do título.
A coroação de Elizabeth II aconteceu no dia 2 de junho de 1953, em uma cerimônia solene na Abadia de Westminster. Ela fez o reinado mais longo da monarquia britânica. A líder da família real esteve no comando da Coroa por 70 anos.