Vídeo: pitbull vai pra cima de criança de 4 anos que ia para escola em MG

Cão derrubou a criança, mas não chegou a morder e a menina não teve ferimentos; assista às imagens

Da redação

Criança de 4 anos é atacada por pitbull em Minas Gerais
Reprodução/Redes sociais

Um cachorro da raça pitbull pulou em cima de uma menina de quatro anos em Luz, cidade a 200km de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais

Uma câmera de segurança registrou o momento do ataque (assista ao vídeo abaixo). Apesar das imagens chocantes, a criança não se feriu. 

O caso aconteceu na quarta-feira (20), quando a pequena Ágata Vitória Oliveira esperava o transporte escolar. Na gravação, o cão está sentado ao lado de uma mulher e outra criança, que também esperavam a van.

A menina, então, para em frente ao cachorro e ele pula em cima dela, como se fosse brincar. Ela cai, mas o pitbull não a morde. A irmã de Ágata e a mulher que aguardava o transporte socorrem a garota imediatamente. 

O dono do cão foi encontrado na quinta-feira (21) com a ajuda da ONG Apasfal, especializada no resgate de animais. O cachorro não pôde ficar abrigado na sede da organização até ser devolvido, no entanto.

“No mesmo dia ele atacou um outro animal. Não tínhamos como colocar ele junto com todos os outros que estão em tratamento”, contou Simone Cardoso, responsável pela ONG, em entrevista para Band.com.br.

Após o episódio, o pai de Ágata e chefe do setor de limpeza da Prefeitura de Luz, Marcos Vinícius Meireles de Oliveira, abrigou o cão em um imóvel com água e comida.

A ONG fez uma postagem nas redes sociais para alertar sobre o pitbull perdido. “Cachorros que possuem donos não devem ficar na rua! Evitem riscos de acidentes”, escreveram. 

O cão foi devolvido após uma denúncia anônima que identificou o dono à organização. O pai de Ágata fez um boletim de ocorrência contra o tutor, por negligência ao animal.

Como evitar ataques de animais

De acordo com a Divisão de Vigilância de Zoonoses (DVZ), da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, caso um animal se aproxime e não seja possível evitá-lo, o melhor é:

  • Permanecer imóvel;
  • Proteger a cabeça, o rosto e o pescoço, encobrindo-os com as mãos e braços;
  • Nunca olhar diretamente para o animal.

Caso o ataque ocorra

  • Proteja o rosto e o pescoço, sem falar, nem se mover;
  • Nunca corra ou grite;
  • Tente permanecer totalmente parado.

Se cair no chão

  • Fique em posição fetal: deite de lado com pernas dobradas e joelhos recolhidos próximos ao peito, com as mãos protegendo o pescoço;
  • Mantenha-se imóvel, sem gritar, até obter ajuda. Provavelmente o cão não morderá se a pessoa ficar totalmente parada.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.