O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro desembarcou na noite do último domingo (28) em Brasília. O mandatário venezuelano terá uma reunião bilateral com o Presidente Lula, às 10h30, no Palácio do Planalto.
Maduro participará também na terça-feira de um encontro, promovido por Lula, com outros líderes sul-americanos. Com exceção da presidente do Peru, Dina Boluarte, que enfrenta impedimentos constitucionais, todos os 11 presidentes da América do Sul foram confirmados e virão à capital federal. Lula tem a intenção de retomar a Unasul (União das Nações Sul-Americanas).
Essa é a primeira vez que Maduro vem ao Brasil desde 2015. Ele chegou ao país na Base Aérea de Brasília. Maduro foi recebido por autoridades brasileiras e pelo embaixador da Venezuela no Brasil, Manuel Vicente Vadell Aquino.
Em suas redes sociais, Maduro agradeceu a recepção brasileira e afirmou que veio ao país para reforçar a união dos povos do continente sul-americano.
“Agradeço a calorosa acolhida com que fomos recebidos em Brasília, capital da República Federativa do Brasil. Nas próximas horas estaremos desenvolvendo uma agenda diplomática que reforce a necessária união dos povos de nosso continente”, escreveu.