Um vídeo feito pelo canal NASA Spaceflight mostra o momento que um foguete de propulsão desenvolvido pela SpaceX para a espaçonave Starship explodiu e pegou fogo durante teste de solo na segunda-feira (11), no Texas, nos Estados Unidos.
O incêndio durou poucos segundos e foi apagado pelo sistema de contenção de chamas. Nas redes sociais, o bilionário Elon Musk, dono da empresa, comentou o incidente.
"Sim, na verdade não é bom. A equipe está avaliando os danos. No futuro, não faremos um teste de partida com todos os 33 motores de uma vez”, afirmou Musk no Twitter.
Questionada pela agência Reuters, a SpaceX não comentou sobre a explosão. Não há informações sobre feridos.
No final de 2020 e início de 2021, a SpaceX perdeu quatro protótipos da própria nave estelar em uma série de lançamentos de teste quando as tentativas de pouso de retorno terminaram em explosões. O protótipo Starship fez o primeiro pouso seguro em maio de 2021.
No último domingo (10), a SpaceX lançou 46 satélites Starlink e pousou o primeiro estágio de um foguete Falcon 9 no mar. As operações foram transmitidas pelo canal da empresa no YouTube.