No dia da aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), qualquer ajuda é bem-vinda. Em Teresina, uma igreja católica fez a parte dela e deu uma forcinha para estudantes que farão a prova neste domingo (3), a mais importante porta de entrada para universidades públicas de todo o Brasil.
Em celebração no Santuário São Francisco de Assis, localizado na Zona Sudeste da capital piauiense, o frei Cícero realizou a “bênção das canetas”, hora antes da abertura dos portões dos locais de prova.
“Nosso Santuário fez uma benção especial para aqueles que participam do Exame Nacional do Ensino Médio. Momento especial de benção das canetas usadas por nossos alunos. Que Deus ilumine as mentes dos nossos estudantes”, diz a postagem como forma de tranquilizar os candidatos.
Nesta época do ano, o Piauí para em apoio aos alunos que farão o Enem. O estado também costuma se destacar entre as maiores notas. Na última edição, por exemplo, obteve o segundo melhor resultado do país, com seis candidatos que tiraram nota mil na redação, ao lado do Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul e atrás de São Paulo e Rio de Janeiro, cada um com sete.
O Piauí também é considerado o estado mais católico do país, segundo dados do Censo 2010. Na época, o número de fiéis autodeclarados passava de 85%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Tal dado, portanto, pode explicar a celebração religiosa como forma de apoiar os milhares de piauienses que farão o Enem hoje.