No aguardo da chegada do cortejo que leva o corpo de Pelé para o Memorial Necrópole Ecumênica, em Santos, litoral de São Paulo, o dono da floricultura Flor de Lótus, que fica em frente ao Memorial, conta detalhes das coroas de flores que enviou para o estádio Urbano Caldeira, famosa Vila Belmiro. As coroas foram expostas entre segunda (2) e terça-feira (3) no local onde Pelé era velado.
Sérgio Nascimento, dono da floricultura, conta que recebeu diversos pedidos de autoridades e até clubes de futebol. Para ele, o pedido mais importante que recebeu foi do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva e da esposa, Janja. “O pedido veio da assessoria do Governo Federal, a assessora disse para a gente que queriam flores tropicais e nobres, nenhuma do campo”, disse.
A licitação da coroa foi de R$ 500, mas o dono da floricultura diz que o valor dela é ainda maior. “Ela vale uns R$ 1500, foram muitas flores e diferentes, mas eu não poderia deixar de prestar serviço para o presidente, então eu praticamente dei um brinde”, brinca.
A coroa de flores era composta das flores, estrelícia, cajado, girassol e outros tipos de flores tropicais e nobres, além de folhas de eucalipto. Para o velório de Pelé, Sérgio afirma que o pedido teve algumas exigências da presidência.
“A assessora disse que o governo não sabia muito bem como fazer o pedido, já que eles queriam algo grande, mas não sisudo, mas também sem ser muito simples. Então eles confiaram muito na gente na hora de montar a coroa”, disse. Ele afirma que a coroa de flores foi bem aprovada pela presidência da República.
Além da coroa de Lula, a floricultura também montou coroas do Sport Club Internacional, de conselheiros do Santos Futebol Clube e da deputada estatual professora Bebel (PT). Segundo Sérgio, todas as coroas foram na mesma faixa de preço. “Eles têm uma cota de gasto, então não tem como a gente cobrar tão caro, entendo e faço do jeito que pedem mesmo", diz.