Velório de Pelé em Santos terá forte esquema de segurança, diz PM

Corpo será escoltado na viagem de São Paulo a Santos na segunda-feira (2); enterro está marcado para terça (3)

Da redação

Corpo de Pelé será velado no estádio do Santos, na Vila Belmiro Amanda Perobelli/Reuters
Corpo de Pelé será velado no estádio do Santos, na Vila Belmiro
Amanda Perobelli/Reuters

A Polícia Militar informou nesta sexta-feira (30) que disponibilizará estrutura robusta de meios e contingente policial para as homenagens a Pelé. O velório de Edson Arantes do Nascimento será nesta segunda-feira (2), a partir das 10h, no gramado do estádio da Vila Belmiro, em Santos, e vai durar 24 horas. 

O velório será aberto ao público. Todos que quiserem se despedir do Rei do Futebol entrarão pelos portões 2 e 3, com saída pelos portões 7 e 8. Autoridades terão acesso pelo portão 10. 

A cerimônia seguirá até às 10 horas de terça-feira (3), quando será realizado o cortejo pelas ruas de Santos, que passará pelo Canal 6, onde mora a mãe de Pelé, dona Celeste, seguindo até a Memorial Necrópole Ecumênica, para o sepultamento reservado aos familiares.

A imprensa terá acesso pelo portão 20 e será necessário o credenciamento prévio, por e-mail, com as regras informadas no site oficial do Clube. Só serão liberados os profissionais que portarem crachá funcional da empresa de mídia onde trabalha.

A segurança será reforçada no Aeroporto de Congonhas e uma escola será feita ao corpo no trajeto do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, até o Estádio Urbano Caldeira, na Vila Belmiro. Também haverá reforço no policiamento para o sepultamento do corpo de Pelé, na terça-feira (3), no Memorial Acrópole Ecumênica, em Santos. 

Segundo a PM, além do policiamento territorial de Santos, a Polícia Militar destinará equipes da Rota e do 3º Batalhão de Choque para reforçarem o patrulhamento na cidade, bem como helicópteros Águia apoiarão as equipes terrestres para a preservação da Ordem Pública.

As escoltas fúnebres serão realizadas por batedores do 2º Batalhão de Choque em São Paulo e em Santos, e por agentes do Policiamento Rodoviário quando passarem pela Rodovia dos Imigrantes.

Equipes do Policiamento de Trânsito farão as intervenções no trajeto para melhor fluidez e menor impacto para os motoristas. O Corpo de Bombeiros providenciará o veículo apropriado para o transporte do Rei Pelé, caso as condições meteorológicas permitam, e também equipe de bombeiros do “Resgate” para acompanhamento do cortejo.

Homenagens em Santos

A Prefeitura de Santos preparou uma série de homenagens ao Rei do Futebol, que morreu nesta tarde, no Hospital Alberto Einstein, em São Paulo. Arranjos de flores pela cidade, iluminação de viaduto e show de drones na Virada dão o tom da despedida.

Quatro pontos da cidade já começaram a receber arranjos de flores em honra a Pelé: o monumento da camisa 10, localizado na entrada da Cidade, ao lado do Viaduto Paulo Gomes Barbosa; o Museu Pelé, no Centro Histórico, e a praça onde fica a estátua de Pelé, no cruzamento entre as avenidas Almirante Cóchrane e Epitácio Pessoa. No Palácio José Bonifácio, sede da Prefeitura, um arranjo que forma a grafia do nome Pelé.

Pelos próximos sete dias, o Viaduto Paulo Gomes Barbosa, na entrada da Cidade, permanecerá iluminado com as cores verde e amarelo em referência à história do Rei com a camisa da seleção brasileira.

Neste sábado (31), às 22h, 80 drones vão ganhar os céus da praia do Gonzaga, sobre o palco montando próximo ao canal 2, para retratar a trajetória do Atleta do Século. O conjunto de aparelhos voadores vai ganhar formas e cores que vão representar a origem do Rei, na cidade mineira de Três Corações, a chegada no Santos FC, suas conquistas pelos campos do mundo e o surgimento do que se tornou uma lenda.

Na sequência, às 22h10, a Orquestra Sinfônica Municipal de Santos, regida pelo maestro Luís Gustavo Petri, vai tocar os dois hinos do Santos Futebol Clube: o oficial ‘Sou Alvinegro da Vila Belmiro’ (Carlos Henrique Paganetto Roma) e ‘Leão do Mar’ (Mangeri Neto e Mangeri Sobrinho), que embalou as conquistas do Peixe nos tempos de Pelé.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais