Velório de Elizabeth II ficará aberto ao público até domingo 24 horas por dia

Espera na fila deve demorar 12 horas para que cada pessoa possa prestar as últimas homenagens à rainha Elizabeth II

Da redação

O velório da rainha Elizabeth II ficará aberto ao público até o próximo domingo (18) durante 24 horas por dia. A expectativa de público é grande, mais de 700 mil pessoas. A espera na fila, que já atingiu 5 km, entre quarta (14) e quinta-feira (15), chegou ao pico de 30 horas para que cada um possa prestar as últimas homenagens à monarca que reinou por 70 anos.

Ontem, um cortejo entre os palácios de Buckingham e Westminster, sede do Parlamento, movimentou Londres. Uma multidão se formou para acompanhar a procissão com o caixão de Elizabeth II acompanhado do rei Charles III, irmãos e filhos.

O caixão com o corpo da rainha Elizabeth II chegou a Londres na noite de terça-feira (13), de Edimburgo, capital da Escócia. Debaixo de muita chuva, milhares de pessoas acompanharam a passagem do carro que levava o caixão até o Palácio de Buckingham.

O caixão passou a noite no Palácio de Buckingham para que funcionários do palácio pudessem se despedir da rainha. 

Funeral com chefes de Estado

No dia 19, acontece o funeral com a presença de 2 mil convidados, como chefes de Estado, a exemplo do presidente Jair Bolsonaro, do Brasil, e o presidente Joe Biden, dos Estados Unidos. Representantes do Belarus, Rússia e Mianmar não foram convocados.

A monarquia pediu para as autoridades não utilizarem jatos particulares nem mesmo carros privados em Londres. Haverá um ponto de encontro para que os convidados sejam levados à Abadia de Westminster.

Depois disso, o caixão será levado ao Castelo de Windsor, onde, na Catedral de Sant George, ficará ao lado do pai da rainha, o rei George, e do marido Philip, morto em abril de 2021.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais