A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (17) a 14ª fase da Operação Lesa Pátria, que tem o objetivo de identificar pessoas que incitaram, participaram e fomentaram os atos antidemocráticos do 8 de janeiro, em Brasília, quando os Poderes foram invadidos e depredados.
Ao todo, estão sendo cumpridos 10 mandados de prisão preventiva e 16 mandados de busca e apreensão. Entre os alvos da operação estão o pastor evangélico Dirlei Paiz e a cantora gospel Fernanda Oliver. Eles foram presos.
Dirlei Paiz é pastor e tem 40 anos. Ele usava as redes sociais para incitar os atos antidemocráticos em Brasília e anunciava as caravanas à cidade. Ele também foi candidato a suplente de vereador nas eleições de 2020 pelo partido Patriota, sob o número 51051, e recebeu 522 votos.
Já a cantora gospel Fernanda Oliver ficou conhecida como “musa” das manifestações. Ela chegou a gravar o “hino das manifestações“, e acumulava 134 mil seguidores nas redes sociais.
Os alvos desta fase são suspeitos de terem fomentado o movimento chamado de “Festa da Selma”, que era, em verdade, codinome previamente utilizado para se referir às invasões.