A SpaceX, empresa do bilionário Elon Musk, lançou o foguete tido como o “mais poderoso da história”, na manhã desta quinta-feira (20), pelo horário de Brasília. Minutos depois, a nave explodiu no ar, em transmissão ao vivo.
A operação de hoje ocorreu dias após a interrupção do primeiro voo durante a contagem regressiva, direto da base americana de Boca Chica, no Texas. Nas redes sociais, Musk disse que aprendeu e prometeu novos testes em alguns meses.
“Parabéns ao time SpaceX pelo emocionante lançamento de teste da Starship! Aprendi muito para o próximo lançamento de teste em alguns meses”, escreveu Musk minutos após o lançamento.
Na última segunda-feira (17), Musk disse que o adiamento do lançamento ocorreu porque uma válvula de pressurização estava congelada.
“Uma válvula de pressurização parece estar congelada, portanto, a menos que comece a operar em breve, não haverá lançamento hoje”, disse o bilionário, também dono da rede social Twitter.
1º voo orbital
Considerado o mais poderoso da história, o foguete tem 120 metros e bateu os recordes de capacidade em transporte espacial de mais de 100 toneladas ao espaço.
O voo de hoje seria o primeiro orbital do foguete em volta da Terra. Após decolar do Texas, a nave seguiria em viagem por cerca de 1h30 até pousar no Oceano Pacífico, nas proximidades do Havaí, também nos Estados Unidos.
O plano da SpaceX é usar o Starship para futuras missões a Marte. A própria Nasa já escolheu o foguete para levar humanos à Lua em 2025, no âmbito da Missão Artemis 3.