A Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira (Ponte JK), que liga os municípios de Aguiarnópolis, no Tocantins, e Estreito, no Maranhão, desabou na tarde deste domingo (22).
A Polícia Federal (PF) vai usar drones subaquáticos para localizar as vítimas os caminhões submersos. As buscas foram prejudicadas nos últimos dias devido ao carregamento de ácido sulfúrico de uma das carretas que caiu no Rio Tocantins. O fornecimento de água para as cidades da região também foi paralisado por tempo indeterminado.
Na terça-feira, 24, a PF instaurou um inquérito para apurar as responsabilidades pela queda da parte central da estrutura.
A ponte tem um contrato de manutenção em vigência até julho de 2026, segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), mas o órgão não conseguiu contratar uma empresa para fazer obras na estrutura. O Ministério dos Transportes anunciou R$ 100 milhões para reconstrução.
Em maio deste ano, a autarquia lançou um edital de R$ 13 milhões para recuperar a ponte. A licitação, no entanto, fracassou, segundo o órgão.