O Prêmio Band Cidades Excelentes mostra para todo Brasil quem trabalha sério e faz a diferença na vida das pessoas. A iniciativa deu tão certo que está de volta este ano.
Na edição 2022, vão ser analisados 62 indicadores distribuídos por seis categorias, ou pilares: sustentabilidade; educação; infraestrutura e mobilidade; desenvolvimento econômico e ordem pública; governança, eficiência fiscal e transparência; e também saúde e bem-estar.
Os 5.570 municípios brasileiros são divididos em três categorias: com até 30 mil habitantes; entre 30 e 100 mil e acima de 100 mil habitantes.
São duas etapas. A primeira é estadual, com a escolha dos três melhores municípios de cada estado.
Depois, os campeões estaduais competem entre si para definição das cidades excelentes.
No pilar da saúde e bem-estar, nove indicadores contam pontos. Entre eles, cobertura da atenção primária, expectativa de vida ao nascer e número de leitos hospitalares. As ações contra a covid-19 também vão ser consideradas.
E foi exatamente com o bom desempenho no pilar da saúde e bem-estar que franco da rocha, na região metropolitana, conquistou o primeiro lugar na etapa estadual no ano passado. O que fez a diferença foi a redução de 56% dos óbitos infantis no município entre 2017 e 2021.
E neste ano, Franco da Rocha vai ter uma concorrente forte. A vizinha Caieiras, que instituiu o comitê de mortalidade materno-infantil e fetal, teve queda de 72% na taxa de mortalidade infantil em oito anos, índice bem maior do que os 14% registrados em todo o brasil no mesmo período.