Veja as imagens do túnel que pode levar ao túmulo perdido de Cleópatra e amante

Passagem subterrânea tem 1,3 km de extensão, com imagens e referências sobre a última e mais famosa rainha do Egito

Larissa Mauricio, especial para band.com.br

Galeria de Fotos

Veja as imagens do túnel no Egito que pode levar ao túmulo perdido de Cleópatra
1/6

Túnel embaixo de um antigo templo egípcio poderia levar ao túmulo perdido de CleópatraMinistry of Tourism and Antiquities
O túnel egípcio tem 2 metros de altura e mais 1,3 km de extensãoMinistry of Tourism and Antiquities
Túnel está localizado a 13 metros abaixo do soloMinistry of Tourism and Antiquities
Peça encontrada no túnel no EgitoMinistry of Tourism and Antiquities
Templo de Taposiris Magna na cidade antiga de AlexandriaKoantao via Wikimedia Commons sob CC BY-SA
Imagem de Cleópatra e seu filho em parede do templo de DenderahBiblioteca do Congresso

Um túnel descoberto embaixo de um antigo templo egípcio pode ser a chave para desvendar um mistério de anos na arqueologia. Os especialistas acreditam que a passagem subterrânea pode levar ao túmulo perdido de Cleópatra, a última e mais famosa rainha do Egito.

A descoberta foi feita por um grupo de pesquisadores da Universidade Autônoma de Santo Domingo, da República Dominicana. Segundo a arqueóloga Kathleen Martinez, que lidera a expedição, Cleópatra e seu amante, Marco Antônio, podem ter sido enterrados dentro do Templo de Taposiris Magna, perto da antiga capital Alexandria.

Localizado a 13 metros abaixo do solo, o túnel egípcio tem 2 metros de altura e mais 1,3 km de extensão. Ele é descrito como um "milagre geométrico" pelo seu formato semelhante ao aqueduto de Eupalinos, na ilha grega de Samos, tido como um dos mais importantes projetos de engenharia da Grécia antiga e considerado Patrimônio Cultural da Unesco.

De acordo com o tabloide britânico Daily Mail, Martinez busca há anos a localização do túmulo de Cleópatra. Agora, ela acha que está no caminho certo com o túnel descoberto.  Encontrar os restos mortais da última rainha do Egito seria “a descoberta mais importante do século 21”, segundo a arqueóloga.

O Ministério de Turismo e Antiguidades do Egito compartilhou nas redes sociais fotos do túnel, que estava em parte submerso no mar Mediterrâneo. O site Live Science explica que o túnel em Taposiris Magna data do período ptolomaico (304 a.C. a 30 a.C.), época em que o Egito era governado por uma dinastia de reis descendentes de um dos generais de Alexandre, o Grande.

No local, os especialistas encontraram vários artefatos do Egito Antigo, como duas cabeças de estátuas: uma das quais provavelmente representa um rei e a outra, uma pessoa de alto escalão, disse Martinez ao site Live Science.

Moedas com as imagens e nomes da rainha Cleópatra e Alexandre, o Grande, além esculturas da deusa Ísis e outras divindades egípcias também foram encontrados no túnel.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.