Homem atropela multidão e deixa 15 mortos em Nova Orleans; FBI apura possível ato terrorista

Incidente ocorreu na região da Bourbon Street, tradicional local da vida noturna da cidade americana; FBI suspeita de ato terrorista de motorista que é cidadão norte-americano

Da redação

Veículo atropelou mais de 30 pessoas em Nova Orleans
ABC Affiliate WGNO/Handout via REUTERS

Um motorista dirigindo uma caminhonete avançou sobre a multidão que estava na tradicional Bourbon Street, em Nova Orleans (Estados Unidos), para a comemoração do Ano-Novo, deixando pelo menos 15 mortos e mais de 30 feridos. O atropelamento ocorreu por volta das 3h15 do horário local desta quarta-feira (1º) - por volta de 0h15 no horário de Brasília.

O FBI - a Polícia Federal dos EUA - diz que a investigação é de suspeita de um ato terrorista. O motorista autor do atropelamento foi identificado como Shamsud-Din Jabbar, de 42 anos, que morreu no local após trocar tiros em confronto com a polícia. Ele é um cidadão norte-americano do estado do Texas e estava em posse de uma bandeira do grupo terrorista Estado Islâmico junto ao veículo que dirigia.

“Uma bandeira do ISIS (abreviação em inglês para Estado Islâmico) foi localizada no veículo e o FBI está trabalhando para determinar as possíveis associações e afiliações do indivíduo com organizações terroristas”, disse o FBI em nota

O incidente aconteceu depois que o suspeito acelerou seu veículo para furar um bloqueio para veículos e atirá-lo contra a multidão no local para causar o atropelamento. Segundo as autoridades locais, depois do ataque inicial, o motorista desceu da caminhonete e começou a atirar, e a polícia local revidou, causando sua morte. Dois policiais ficaram feridos, e o estado de ambos é “estável”.

"Este homem estava tentando atropelar o máximo de pessoas que podia. Ele estava decidido a criar a carnificina e os danos que ele fez", disse a chefe de polícia Anne Kirkpatrick. Os feridos foram levados para cinco hospitais na região.

O FBI afirmou ainda que armas e um “dispositivo com potencial explosivo” foram achados no French Quarter, local que fica na região do atropelamento em massa,

A prefeita de Nova Orleans, LaToya Cantrell, chamou o atropelamento de "ataque terrorista". Jeff Landry, governador do estado da Lousiana, onde fica Nova Orleans, disse que “um horrível ato de violência ocorreu na Bourbon Street".

O presidente Joe Biden ligou para a prefeita para oferecer “suporte total', disse a Casa Branca em comunicado. Já o presidente eleito Donald Trump afirmou que sua administração vai dar suporte total para Nova Orleans na investigação de um "ato de pura maldade”.

A Bourbon Street é considerada a rua mais famosa de Nova Orleans. Com aproximadamente 1,5 km e 13 quarteirões, nela concentram-se bares, casas noturnas, casas de shows e restaurantes, o que atrai um grande número de pessoas. Segundo as autoridades, mais de 300 oficiais patrulhavam o local por conta das festividades de fim de ano.

Além de tradicional destino turístico, Nova Orleans sedia o Sugar Bowl, evento de futebol americano entre universidades, todos os anos desde 1935 no dia 1º de janeiro. A cidade também receberá o Super Bowl, a grande final da NFL, em 9 de fevereiro. O famoso Mardi Gras, o Carnaval local, acontece em 4 de março.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.