Varíola dos macacos: Queiroga torna obrigatório a notificação de casos

Com a medida, estabelecimentos públicos e privados terão que informar às autoridades sobre os casos confirmados da doença em até 24 horas

Da Agência Brasil

Varíola dos macacos: Queiroga torna obrigatório a notificação de casos Divulgação/CDC
Varíola dos macacos: Queiroga torna obrigatório a notificação de casos
Divulgação/CDC

O Ministério da Saúde incluiu a Varíola dos macacos na lista nacional de notificação compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública. Com a medida, hospitais públicos e privados serão obrigados a informar às autoridades sobre os casos confirmados da doença em até 24 horas. 

A obrigatoriedade de notificação foi publicada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (1º). A norma foi assinada pelo ministro Marcelo Queiroga, que estabelece que os casos devem ser comunicados diretamente ao Ministério da Saúde. 

A varíola dos macacos foi declarada emergência de saúde pública de interesse internacional pela Organização Mundial da Saúde em julho.

No Brasil, o primeiro diagnóstico da doença foi confirmado no início de junho, em São Paulo. Duas pessoas já morreram associadas à doença, a primeira no final de julho, em Belo Horizonte, e a segunda vítima na última segunda-feira (29), em Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro.  

No boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde na última quarta-feira (31), o Brasil contabiliza 5.037 casos confirmados da doença e 5.391 estão sob investigação. 

O estado com o maior número de casos é São Paulo com 3.001 casos, seguido pelo Rio de Janeiro com 675 e Minas Gerais com 278. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais