Pelas redes sociais, o prefeito de Aparecida de Goiânia confirmou neste domingo (12) a presença dos primeiros caso confirmados com a variante ômicron em Goiás. Segundo Gustavo Mendanha, a cepa chegou à cidade por meio de um casal de missionários vindos de Angola, na África.
Eles teriam desembarcado no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, onde testaram negativo para a Covid-19 e percorreram em missão algumas cidades brasileiras, incluindo Aparecida de Goiânia. Ainda de acordo com o prefeito, o casal de religiosos permaneceu no município entre os dias 3 e 5 de dezembro e teve um contato mais próximo com duas pessoas da cidade.
Por meio de um procedimento de sequenciamento genômico, ficou constatado que as duas mulheres que tiveram contato com os missionários, uma de 20 e a outra de 46 anos, testaram positivo para a variante Ômicron.
De acordo com a secretária municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia, ambas estão com os sintomas leves da Covid-19 e são monitoradas pelas autoridades sanitárias.
O prefeito Gustavo Mendanha destacou que não é preciso pânico entre a população, que a situação está sob controle e ressaltou a importância de se vacinar contra a Covid-19.
Com isso, o Brasil agora tem 10 casos confirmados da nova variante do coronavírus, a ômicron.
Esses são os dois primeiros casos da variante ômicron em Goiás. A cepa já foi registrada em São Paulo, (quatro casos) Distrito Federal (dois casos) e Rio Grande do Sul (dois casos).