
Resumo
- Funcionários da CPTM aprovaram greve contra a privatização das Linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade, com início previsto para meia-noite de quarta-feira, 26.
- São Paulo anunciou um leilão para a concessão destas linhas na sexta-feira, 28, com previsão de R$ 14,3 bilhões em investimentos e melhorias estruturais.
- O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias organizou um protesto em frente à B3 contra a privatização, marcado para terça-feira, 25, às 9 horas.
Este resumo foi gerado por inteligência artificial e cuidadosamente revisado por jornalistas antes de ser publicado.
Os ferroviários cancelaram uma greve que foi cogitada para estar quarta-feira, 26, em protesto contra a privatização de linhas da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). A mudança aconteceu após assembleia da categoria, na noite desta terça-feira, 25.
De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias da Zona Central do Brasil em São Paulo, que representa as linhas, o objetivo da paralisação era tentar pressionar o governo a recuar da proposta de privatização das linhas.
Os ferroviários uma proposta para suspender a paralisação, mas obtendo o direito de se manifestar como, por exemplo, trabalhar com roupas pretas em forma de protesto. Uma ação da CPTM na Justição também pesou nessa decisão.
Com a desistência da paralisação, as linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade vão funcionar normalmente, assim como as demais linhas de trens e metrôs do sistema.
SP realiza leilão das linhas de trens 11, 12 e 13
O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), informou que realizará na próxima sexta-feira, 28, o leilão do Lote Alto Tietê, que contempla a concessão das Linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade de trens.
"A sessão pública ocorrerá na B3, em São Paulo, e prevê um investimento de R$ 14,3 bilhões ao longo de 25 anos da futura concessão, com melhorias significativas para os passageiros e ampliação dos serviços prestados", de acordo com comunicado do governo estadual.
Ainda de acordo com a gestão estadual, a concessão trará melhorias operacionais, estruturais e tecnológicas para os passageiros, incluindo a requalificação das três linhas e a ampliação da rede ferroviária.
"Serão construídas oito novas estações e reformadas 24 já existentes, além da eliminação de todas as passagens em nível, que serão substituídas por passarelas, viadutos ou passagens subterrâneas, garantindo mais segurança para os passageiros e maior fluidez no trânsito urbano."
Até 2040, a previsão é que as três linhas transportem juntas 1,3 milhão de passageiros por dia em média útil. "A concessão permitirá a redução do intervalo entre trens, garantindo uma operação mais eficiente nas diferentes linhas", segundo o governo estadual.
As linhas 8 - Diamante e 9 - Esmeralda são operadas pela ViaMobilidade desde janeiro de 2022. Ao longo dos últimos anos, porém, ambas registraram inúmeras falhas e o Ministério Público de SP chegou a recomendar que o contrato fosse rompido. Em agosto de 2023, a concessionária assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o MP se comprometendo a implementar melhorias.