Cidades da Região Metropolitana de São Paulo seguem cronograma de vacinação do governo estadual, porém, a maioria aguarda novos lotes da vacina para iniciar imunização de idosos entre 85 e 89 anos na próxima semana. As informações são do repórter Lucas Herrero, da Rádio Bandeirantes, no Bora SP.
O município de Guarulhos recebeu 37 mil doses e vacinou 22 mil pessoas. Nesta segunda-feira, 8, começou a imunizar idosos acima de 90, assim como profissionais de clinicas privadas. Não é preciso agendar, somente levar CPF, cartão SUS e documento com foto.
A segunda maior cidade do estado reclama da quantidade pequena de doses recebidas do governo. Nesta terça-feira (09), quatro mil senhas serão distribuídas e outras 18 mil doses devem chegar.
Já em Barueri, mais de 7 mil foram imunizados. Quinta-feira passada, 4, começou a vacinação pra idosos 90+ e desde segunda-feira, 8, a prefeitura adiantou a aplicação para pessoas entre 85 e 89 anos. É preciso fazer agendamento prévio para ser vacinado no Centro de Eventos da cidade.
Em Osasco, cerca de 14 mil doses foram recebidas e por enquanto, a vacinação ocorre desde segunda-feira, 8, para idosos acima dos 90 e profissionais da saúde entre 18 e 40 anos. Não é preciso agendar e a aplicação ocorre nas 34 UBSs, além dos Centros de Atenção ao Idoso.
Grande ABC
Em entrevista à Rádio Bandeirantes, o presidente do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, Paulo Serra, admite uma preocupação com o reabastecimento das doses para vacinação de pessoas entre 85 e 89 anos na região a partir da próxima segunda, 15.
“Ao mesmo tempo que existe essa preocupação, porque nós somos 2,7 milhões de habitantes aqui no ABC e nós recebemos 60 mil vacinas. É muito abaixo das expectativas e necessidades. Estamos buscando uma uniformidade de ações então há um plano regional de imunização, portanto as cidades estão agindo de maneira sintonizada”, explicou.
Serra também é prefeito de Santo André, que recebeu 30 mil doses e vacinou mais de 20 mil pessoas. Quinta-feira passada, 4, os idosos com 90 anos ou mais começaram a ser imunizados e precisam fazer o agendamento para receber a dose no Estádio Bruno José Daniel, na Companhia Regional de Abastecimento ou no Centro de Enfrentamento à Covid-19.
São Bernardo recebeu 32 mil vacinas e aplicou em mais de 25 mil pessoas, sendo que os idosos acima dos 90 anos começaram a receber as doses na última quinta-feira, 4. As equipes das UBSs fizeram um levantamento regional e estão aplicando todas as vacinas em domicílio, devendo encerrar até esta quarta-feira, 10.
Em São Caetano, 13 mil doses foram recebidas e mais de 9 mil pessoas imunizadas. Nesta segunda-feira, 8, foi a vez dos idosos acima de 90 anos, que precisam fazer um agendamento prévio antes de irem à tenda montada em frente ao Teatro Paulo Machado.
Em Diadema, cerca de 6 mil pessoas receberam as vacinas de um total de aproximadamente 8 mil doses recebidas. Os idosos 90+ começaram a ser imunizados segunda-feira, 8, nas 20 UBSs, não sendo necessário agendamento.
Mauá conta com mais de 6 mil pessoas imunizadas e a cidade também começou segunda-feira a vacinação para pessoas acima de 90 anos em domicílio. Quem não está numa região coberta pelo programa Saúde da Família precisa procurar um posto para cadastrar o idoso no sistema.