A vacinação contra Covid-19 está temporariamente suspensa em todos os 468 postos da capital paulista devido à alta adesão às campanhas de imunização. As informações são da BandNews FM.
Nesta segunda-feira, mais de 300 postos não possuíam doses de vacina para aplicar, segundo a plataforma “De Olho na Fila”. As regiões norte, leste e sul foram as mais afetadas.
A falta de vacinas também fez a prefeitura de São Paulo alterar o calendário de imunização na cidade.
Nesta quarta-feira (23), apenas pessoas de 49 anos ou mais poderão receber os imunizantes. Além disso, continuarão sendo aplicadas as segundas doses das vacinas disponíveis, segundo a Secretaria Municipal da Saúde. Ainda não se sabe se os imunizantes serão aplicados para pessoas com 48 anos a partir desta quarta (23), conforme previsto em calendário.
A Secretaria Municipal de Saúde diz que espera receber nesta terça (22) mais 188 mil doses de vacinas do governo do Estado.
Segundo a prefeitura, já foram aplicadas 6.306.698 doses de vacina contra a Covid-19, sendo 4.573.688 para primeira dose e 1.692.361 para segunda dose. Segundo a prefeitura, 90% do público entre 50 e 59 anos se vacinou com a primeira dose.
O governador de São Paulo João Doria anunciou que toda a população adulta do estado vai ser vacinada até 31 de outubro. A previsão anterior era de encerrar a imunização até 31 de dezembro.
Com a medida do governo do estado, a capital paulista passou a permitir que pessoas com 18 anos ou mais pudessem fazer cadastro para a “xepa da vacina”. Todo fim de dia, os postos de saúde aplicam imunizantes das sobras para evitar desperdício. A medida gerou uma corrida para o cadastro e longas filas.
Veja nota da Prefeitura de São Paulo
"A Prefeitura, por meio do Programa Municipal de Imunizações (PMI) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), informa que, diante da grande adesão dos paulistanos à vacinação contra a Covid-19, que já imunizou metade da população maior de 18 anos da capital, não haverá vacinação na cidade de São Paulo nesta terça-feira (22/06).
Na quarta-feira (23/06), a Prefeitura retomará a faixa prioritária de 49 anos.