O uso obrigatório de máscaras contra a Covid-19 está mantido em todo o estado do Rio. A decisão foi tomada nesta sexta-feira em uma reunião do grupo técnico de especialistas em Vigilância Epidemiológica, da Secretaria Estadual de Saúde.
A medida será publicada na semana que vem, no Diário Oficial. Todas as análises, sugestões e dados apresentados na reunião serão agora consolidados pela equipe técnica da Secretaria para a elaboração de documento que irá embasar um novo decreto com as medidas de enfrentamento à Covid-19.
Na última sexta (08), a Justiça do Rio derrubou o decreto da Prefeitura de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, que desobrigou o uso de máscaras na cidade.
A medida fica suspensa até que o município apresente um relatório com evidências científicas sobre as informações da cobertura vacinal e do controle da Covid-19 no município, acompanhado de um plano de retomada das atividades.
A multa em caso de descumprimento é de R$ 10 mil por dia ao prefeito Washington Reis. Já no município do Rio, a prefeitura estuda flexibilizar o uso obrigatório de máscara.
No entanto, a previsão é que isso só aconteça depois do dia 15 de outubro, quando pelo menos 65% da população deverá estar totalmente imunizada.