Uma pesquisa feita por cientistas da Universidade Feevale em parceria com o Laboratório Nacional de Ciência da Computação descobriu uma nova variante do coronavírus em pacientes no Rio Grande do Sul. As informações são do repórter Guilherme Milman, da BandNews FM.
Análises preliminares realizadas a partir de amostras coletadas no estado gaúcho em dezembro indicaram a mesma mutação identificada no Rio de Janeiro, no final de 2020.
O estudo também descreve uma possível nova linhagem do vírus Sars-Cov-2 em circulação no Estado e avalia sua dispersão para outras regiões do Brasil.
No caso da linhagem gaúcha, assim como ocorre no Rio de Janeiro, os pesquisadores investigam se pode haver perda na ligação de anticorpos específicos, dificultando o combate ao coronavírus.
Os resultados da pesquisa no Rio Grande do Sul ainda não afirmam se essa nova linhagem da Covid-19 é mais infecciosa ou mais agressiva. Também não há indícios de que ela seja resistente às vacinas que estão sendo aplicadas ou em desenvolvimento.
Detectado primeiro caso de reinfecção no Brasil por nova mutação do coronavírus
Reprodução