A Ucrânia lançou um ataque contra Moscou nesta quarta-feira (21) em mais um capítulo da guerra contra a Rússia. Pelo menos 11 drones foram usados na ação, mas eles foram abatidos pelas defesas aéreas, no que autoridades russas chamaram de “um dos maiores ataques de drones na capital” desde o início da guerra, em fevereiro de 2022.
"Esta é uma das maiores tentativas de atacar Moscou usando drones de todos os tempos", disse o prefeito de Moscou, Sergei Sobyanin, no aplicativo de mensagens Telegram.
Durante meses, a Ucrânia também travou uma guerra de drones cada vez mais destrutiva contra as refinarias e campos de aviação da Rússia, o segundo maior exportador de petróleo do mundo, embora grandes ataques de drones na região de Moscou — com uma população de mais de 21 milhões — tenham sido mais raros.
Enquanto isso, a Rússia avança no leste da Ucrânia, onde controla cerca de 18% do território, e luta para repelir a incursão ucraniana na região de Kursk, o maior ataque estrangeiro em território russo desde a Segunda Guerra Mundial.