Turquia tem novo terremoto e mais edifícios entram em colapso

Desta vez, tremor de magnitude 5,7 atingiu a região de Malatya; País teve 9,5 mil sismos de diversos níveis em três semanas

Da Redação

Um novo terremoto na Turquia  matou uma pessoa e deixou outras 110 feridas nesta segunda-feira (27), segundo o ministro do Interior de Gestão de Emergências e Desastres do país, Yunus Sezer. Pelo menos vinte e nove prédios foram destruídos. 

A Turquia enfrentou o novo abalo sísmico três semanas após os terremotos que causaram mais de 50 mil mortes no país. Desta vez, um tremor de magnitude 5,7 atingiu a cidade de Malatya, no leste, distrito de Yesilyurt, que já havia sido afetada pelo terremoto de 6 de fevereiro. 

De acordo com o Centro de Pesquisas Geológicas dos Estados Unidos (USGS), que monitora terremotos em todo o mundo em tempo real, a magnitude do novo terremoto foi de 5,2, enquanto o Centro Sismológico Euromediterrâneo afirma que a magnitude foi de 5,5. Ambos os valores são significativamente menores do que o terremoto de 7,8 de magnitude que ocorreu em 6 de fevereiro, um dos piores da história da região, que destruiu milhares de prédios e cidades na região central da Turquia e no Norte da Síria.

O USGS relatou que a profundidade do novo terremoto foi de 10 quilômetros, enquanto o centro europeu afirma que foi de apenas 5 quilômetros. A população local e as autoridades permanecem em alerta para os possíveis efeitos do tremor e trabalham para avaliar os danos e oferecer assistência aos afetados.

Ocorreu um problema ao carregar o tweet

Tremores a cada quatro minutos

Duas semanas e meia após o terremoto de 7,8 de magnitude na área de fronteira turco-síria, o número de mortos aumentou para mais de 50 mil, informaram as autoridades dos dois países na sexta-feira (24).

A Turquia registrou 44.218 mortes, de acordo com a agência de desastres turca Afad, e a Síria reportou ao menos 5,9 mil mortes. Nos últimos dias, não houve relatos de resgate de sobreviventes.

Segundo a Turquia, nas últimas três semanas, foram mais de 9,5 mil tremores secundários e a terra chegou a tremer, em média, a cada quatro minutos.

De acordo com o governo turco, 20 milhões de pessoas no país são afetadas pelos efeitos do terremoto. As Nações Unidas estimam que na Síria sejam 8,8 milhões de pessoas afetadas.

Ocorreu um problema ao carregar o tweet

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.