Turistas são proibidos de visitar as gueixas no Japão

A decisão foi tomada pelo conselho local da histórica Gion, em Kyoto

Por Moises Rabinovici

Os turistas não poderão mais ver as gueixas no distrito de Gion, em Kyoto, no Japão, a partir de abril, porque têm se comportado como “idiotas”: fotografam sem permissão, tentam assédio físico, puxam quimonos e enfeites de cabelo, e houve até invasões de casas.

A decisão foi tomada pelo conselho local da histórica Gion, depois de muitas reclamações. A partir de abril, a entrada nas casas de chá e restaurantes será limitada às gueixas, às maiko (suas estagiárias), clientes e residentes. Existe uma multa de 66 dólares para quem tire foto de gueixa, desde 2019, considerada de difícil aplicação.

Especialista em cultura de gueixas de Kyoto, Peter Macintosh disse ao jornal The South China Morning Post que a situação estava “completamente fora de controle... Foram colocadas placas há alguns anos dizendo que fotografar as gueixas era proibido, mas isso não tem validade legal e todos simplesmente ignoram”.

Há pouco tempo, um turista jogou 10 mil dólares e uma chave de quarto em uma gueixa

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.