Turista brasileiro morreu na Argentina esmagado por uma camada de gelo que desprendeu de uma caverna em Ushiaia, sul do país. Segundo fontes judiciais argentinas, o acidente ocorreu na quarta-feira (2). Em vídeo de outro brasileiro na área externa, que flagra o acidente, há uma placa avisando dos perigos no local.
O acidente ocorreu durante a tarde, com um grupo de visitantes na Caverna do Jimbo, formação localizada na área da geleira e cujo acesso é proibido, devido ao desprendimento de gelo no local.
Equipes de resgate da Comissão de Auxílio de Ushuaia verificaram a morte e enviaram o caso ao Tribunal de Instrução 1 de Ushuaia. Os dados do turista não foram divulgados, mas fontes da Justiça informaram que é um homem, de nacionalidade brasileira.
A equipe relatou em publicação no Instagram que “o acesso a esta caverna é proibido devido ao perigo representado pela possível queda de gelo ou pelo colapso da caverna, situação que está indicada no outdoor perto da caverna”.
A Caverna Jimbo está localizada em uma área dentro do Parque Nacional Tierra del Fuego, com 3,1 mil quilômetros ao sul da capital, Buenos Aires. Desde 2021, a prefeitura alerta visitantes e moradores sobre os riscos de entrar na caverna e a proibição do acesso.