Por que o tuk-tuk foi proibido em São Paulo depois de uma semana de estreia?

Popular no sudeste asiático, triciclo motorizado foi suspenso na capital depois de 7 dias de operação; entenda

Da redação

Tuk-tuks: saiba o que são e por que foram proibidos em São Paulo
Divulgação/Grilo

A Prefeitura de São Paulo proibiu que tuk-tuks circulassem pela cidade, uma semana depois da estreia do serviço na capital. Meio de transporte famoso em países asiáticos, os veículos começaram a operar em 13 de abril.

O serviço, que era oferecido pela empresa Grilo, foi suspenso em 21 de abril, após pedido do Comitê Municipal de Uso do Viário (CMUV) enviado à companhia. Os veículos circulavam numa área de cobertura de 5,5km² nas regiões da Av. Paulista, Consolação e 23 de Maio.

Na terça-feira (25), a companhia se reuniu com o CMUV e com a Secretaria Executiva de Transporte e Mobilidade Urbana (SETRAM). O encontro não teve conclusão sobre o retorno dos tuk-tuks às ruas de São Paulo.

“Comunicamos que somente retomaremos às atividades após a liberação administrativa ou obtenção de decisão judicial”, informou a Grilo.

Entenda a suspensão

A Prefeitura usou o decreto que impediu a operação de mototáxi na cidade em janeiro deste ano para suspender os tuk-tuks. Com a norma 62.144, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB) vetou as motocicletas para transporte de passageiros.

O argumento foi que o serviço iria provocar mais acidentes e impactar a rede de saúde pública. O decreto ainda apontava que eram necessários estudos envolvendo segurança e conforto dos usuários para viabilizar o serviço.

Em nota, a Grilo lamentou a suspensão e diferenciou os veículos da empresa, triciclos elétricos de cabine fechada, dos mototáxis. "Lamentamos a decisão que afronta diretamente a Lei de Liberdade Econômica, o direito dos passageiros circularem em veículos sustentáveis com segurança".

A empresa também apontou que tem autorização para circular em São Paulo, de acordo com as regras exigidas para Operadora de Tecnologia de Transporte Credenciada (OTTC). O nome é usado para plataformas que oferecem serviços de viagens por aplicativo, como Uber e 99.

A companhia acrescentou que entrará com as medidas cabíveis. "Lutaremos nas vias administrativas e judiciais, se necessário", completa o comunicado.

O que é um tuk-tuk?

O tuk-tuk ou autorriquixá é um veículo triciclo motorizado, com cabine para transporte de passageiros ou objetos. Popular principalmente no sudeste da Ásia, também são usados em países europeus.

No Brasil, a Grilo começou a operar com os tuk-tuks em Porto Alegre (RS), em 2019. Na cidade, os veículos continuam a circular normalmente. 

Os triciclos da empresa são voltados a curtas distâncias, possuem capacidade para dois passageiro e atingem a velocidade máxima de 50 km/h.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.