O ministro do STF, Gilmar Mendes afirmou que “tudo indica que há elementos criminais” no ataque de Daniel Silveira ao Supremo.
O deputado federal teve a prisão decretada depois de publicar um vídeo em que ofende ministros e prega medidas autoritárias. Ele já era alvo de inquéritos na própria corte – um que apura atos antidemocráticos e outro, notícias falsas.
Relator dos dois casos, o ministro Alexandre de Moraes determinou a prisão em flagrante na investigação sobre fake news.
Em entrevista exclusiva à Rádio Bandeirantes, no Jornal Gente, Gilmar Mendes comentou a decisão. “Tudo indica que há elementos criminais nesse ataque à corte. Foi por isso que o ministro Alexandre determinou essa providência”
Nos dois inquéritos o Supremo investiga e pode mandar prender, como foi o caso do deputado. Questionado se isso colocaria a democracia em risco, o ministro Gilmar Mendes disse que não, e argumentou.
“Acho que não. O tribunal até discutiu essa matéria no plenário. Entendeu-se que esse era um instrumento adequado de defesa da própria corte em circunstâncias muito especiais, que a própria corte pudesse fazer em relação a esses crimes a devida investigação”, disse.
Além do plenário do Supremo, a decisão que determinou a prisão de Daniel Silveira tem que ser submetida também à Câmara dos Deputados.