Trump reconhece derrota e diz que haverá "transição ordeira" nos EUA

Da Redação, com BandNews FM

Trump não assina pacote para prorrogar o auxílio de 14 milhões de desempregados
REUTERS/Carlos Barria

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, admitiu pela primeira vez a derrota nas eleições e disse que haverá uma “transição ordeira” para a posse de Joe Biden no próximo dia 20 de janeiro. Assista:

Um comunicado foi divulgado pela Casa Branca no início da manhã desta quinta-feira (horário de Brasília) depois de o Congresso norte-americano certificar a vitória do democrata durante a madrugada. 

A sessão de quarta-feira que ratificaria a eleição de Biden foi interrompida por uma invasão de apoiadores de Trump ao Capitólio, em Washington, que terminou com quatro mortos.

Entre as cenas de violência, após a invasão, quatro pessoas morreram, incluindo uma mulher que foi baleada no peito e morreu depois de ser socorrida. As outras três morreram no hospital, segundo a polícia, por “complicações médicas”. Pelo menos três policiais ficaram feridos, dois em estado grave, e outras cinco pessoas foram hospitalizadas.

Entre democratas e republicanos, a maioria dos parlamentares norte-americanos apontou que a demora de Trump em condenar o protesto e a recusa em reconhecer o resultado das eleições incentivaram os manifestantes. 

Somente depois de três horas da invasão, quando a Guarda Nacional já estava a caminho do Capitólio, Trump pediu pelo Twitter que os manifestantes fossem para casa.

Pouco antes, Joe Biden disse em um pronunciamento que Trump deveria ter ido à TV para ordenar que os manifestantes parassem com a invasão ao Capitólio.

O Twitter bloqueou por 12 horas a conta de Trump e ameaçou cancelar a conta caso o republicano insista em dizer sem provas que houve fraude nas eleições.
Invasão ao Congresso dos EUA gera preocupação mundial:

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.