UOL - O melhor conteúdo

Trump isenta smartphones e computadores vindos da China de tarifas de 125%

Governo anunciou que produtos seriam excluídos das taxas globais impostas pelo republicano

Da redação

Trump isenta smartphones e computadores vindos da China de tarifas de 125%
Trump isentou eletrônicos de 'tarifaço'
Nathan Howard/Reuters

O governo de Donald Trump anunciou neste sábado (12) que smartphones e computadores estão isentos do 'tarifaço'. Os produtos também serão isentos das taxas de 125% contra a China. 

Em nota, a Alfândega e a Patrulha de Fronteira dos EUA afirmou que os itens seriam excluídos de todas as taxas. A orientação do órgão inclui exclusão de taxas para outros dispositivos, como células solares, telas de TV, pen-drives e cartões de memória. 

As isenções ocorrem após preocupação das big techs, como a Apple, que fabrica boa parte dos produtos na China. A suspensão ainda pode ser passageira, segundo a Bloomberg.

Entenda o 'tarifaço’

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou ordem para as tarifas recíprocas, afirmando que "muitas vezes os amigos são piores que os inimigos".

"Culpo os outros presidentes americanos por não terem colocado tarifas recíprocas. Começa agora a era de ouro dos EUA", declarou ele, acrescentando que os consumidores terão preços menores.

O porta-voz do governo chinês afirmou que o tarifaço de Trump é um exemplo típico de unilateralismo, protecionismo e intimidação econômica. Disse ainda que não haverá vencedores nessa guerra e que recorrer a pressão, ameaça e chantagens não é a maneira certa de se envolver com a China. 

Tópicos relacionados

Aceitar cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Aceitar