O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, entrou em uma polêmica com apoiadores após defender Elon Musk e a categoria de visto para estrangeiros H-1B. A categoria permite que estrangeiros trabalhem nos Estados Unidos em carreiras específicas, como tecnologia.
Trump, em entrevista ao New York Post, afirmou que era a favor do programa de vistos. A posição difere da primeira presidência, quando ele tentou limitar o uso dos vistos H-1B.
"Tenho muitos vistos H-1B em minhas propriedades. Sou um crente no H-1B. Já o usei muitas vezes. É um ótimo programa", disse.
A fala ocorre após Musk ser criticado por apoiadores de Trump que são a favor da deportação em massa e proteção dos empregos norte-americanos. Musk, que é nascido na África do Sul e tem o visto, empregou 724 estrangeiros com a categoria este ano.
Musk chegou a dizer que “entraria em guerra” para defender o visto H-1B, que ele alega que é a razão para ele estar nos Estados Unidos. Steve Bannon, antigo confidente de Trump, criticou o dono da Tesla e X por apoiar o programa, classificando a imigração como “ameaça à civilização ocidental”.
“Esse cara vive sob contratos governamentais e subsídios do pagador de impostos. Você nem é americano, é globalista”, criticou. Em resposta, Musk e bilionários da tecnologia, tentam convencer apoiadores de Trump a traçarem uma linha do que é imigração legal e ilegal.