O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou em publicação na Truth Social que um acordo para os reféns no Oriente Médio foi alcançado nesta quarta-feira (15). "Eles serão libertados em breve. Obrigado!", escreveu o republicano há pouco.
Um pouco mais cedo, a Axios afirmou que o cessar-fogo entre Israel e Hamas foi alcançado, após uma semana de negociações entre as partes. É esperado que o governo israelense vote o acordo até esta quinta-feira. No fim de semana, Trump teria mandado o enviado responsável pelo Oriente Médio, Steven Witkoff, para participar das conversas para interromper o conflito.
Acordo de cessar-fogo
Israel e o grupo armado Hamas chegaram a um acordo de cessar-fogo nesta quarta-feira (15). O acordo, segundo a Reuters, prevê que os combates na Faixa de Gaza, na Palestina, parem o conflito que já dura 15 meses e troquem reféns israelenses por prisioneiros palestinos.
A reunião ocorreu após meses de negociações mediadas por egípcios e catarinos, com apoio dos Estados Unidos. Israelenses comemoraram a resolução de cessar-fogo.
O acordo prevê um cessar-fogo de seis semanas e inclui retirada gradual de forças israelenses de Gaza e libertação de reféns.
O Catar, principal mediador, disse na terça-feira (14) que havia apresentado um esboço da trégua. O Canal 12 de Israel informou que o governo do premiê Benjamin Netanyahu considerou o texto aceitável, e autoridades israelenses aguardavam a resposta do Hamas.