Notícias

Maior usina nuclear da Europa pega fogo após ataque de tropas da Rússia

Bombardeios atingiram um dos seis reatores da instalação. Ministro ucraniano alertou para desastre pior que Chernobyl

Da redação, com BandNews TV

A maior usina nuclear da Europa foi alvo de ataques de tropas da Rússia na noite desta quinta-feira (3) na cidade de Energodar, na Ucrânia. Os bombardeios causaram um incêndio em um dos reatores do local.

Em entrevista para uma televisão ucraniana, o porta-voz da usina de Zaporizhzhia, Andriy Tuz, disse que os mísseis estavam caindo diretamente na instalação e incendiaram um dos seis reatores.

Ainda segundo ele, o reator que foi atingido está em reforma e não estava operando. Não há escape de elemento radioativo e o fogo está sendo controlado por bombeiros que conseguiram entrar no local.

Nas redes sociais, a Agência Internacional de Energia Atômica informou que o regulador da Ucrânia disse que não houve nenhuma mudança relatada nos níveis de radiação no local da Usina Nuclear de Zaporizhzhia.

O ministro das Relações Exteriores do país, Dmytro Kuleba, pediu aos russos que cessem imediatamente o ataque e falou em desastre maior que o de Chernobyl.

“O exército russo está disparando de todos os lados contra a central nuclear de Zaporizhzhia, a maior usina nuclear da Europa. O fogo já começou. Se explodir, será 10 vezes maior que Chernobyl! Os russos devem cessar imediatamente o fogo, permitir os bombeiros, estabelecer uma zona de segurança”, publicou.

A Empresa Nacional de Geração de Energia Nuclear da Ucrânia emitiu um comunicado à comunidade mundial alertando que o bombardeio foi "uma violação da segurança nuclear e radiológica da maior instalação nuclear da Europa, o que pode ter consequências graves e trágicas para o mundo".

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky condenou o ataque de tropas da Rússia e o chamou de terrorismo nuclear.

“Pela primeira vez na nossa história, na história da humanidade, o estado terrorista recorreu ao terror nuclear. Os propagandistas russos ameaçaram todos, lembramos para cobrir o mundo com cinzas nucleares. Agora não é uma ameaça, é uma realidade”, disse em vídeo divulgado em redes sociais.

Zelensky também alertou para as consequências que uma explosão no local pode causar à Ucrânia e também ao mundo.

“A usina tem 15 quarteirões. se houver uma explosão é o fim de tudo, é o fim da Europa. Somente uma ação imediata da Europa pode deter as tropas russas”, disse.

A Rússia já domina a usina de Chernobyl, no norte do país. O principal temor é que o local volte a registrar um novo desastre nuclear em meio aos bombardeios das tropas de Vladimir Putin.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais