Todos os estados brasileiros já estão vacinando contra a covid-19. Os profissionais de saúde, os indígenas e idosos estão no grupo prioritário para a imunização. A BandNews FM volta a acionar suas praças em um giro de informações pelo Brasil para saber as novidades da vacinação.
O terceiro dia de campanha em São Paulo avança pelo interior do estado e mais de quatro mil pessoas já foram vacinadas. O Hospital das Clínicas é o principal ponto de aplicação das doses, a estrutura foi ampliada no local para dar conta da vacinação dos profissionais de saúde.
No Rio de Janeiro, as doses da CoronaVac estão sendo distribuídas para todos os municípios com o auxílio de helicópteros. Niterói, na Região Metropolitana, fez a primeira aplicação contra a covid-19 e a capital confirmou que vai imunizar nesta terça-feira os profissionais do Hospital Ronaldo Gazolla, centro de referência para o coronavírus.
Em Minas Gerais, depois de um ato simbólico em Belo Horizonte, cidades do interior, como Montes Claros, já começaram a vacinação. A primeira pessoa imunizada no estado foi uma técnica de enfermagem que atua no hospital Eduardo de Menezes, na capital, referência no tratamento de pessoas com a covid. Maria do Bonsucesso Pereira, de 57 anos, conhecida como Dona Cecé, é uma das responsáveis por preparar os leitos para receber os pacientes. Ela foi entrevistada pela BandNews Belo Horizonte e contou que, ao longo de 2020, ficou seis meses afastada da família, já que ela tinha contato direto com pacientes com o coronavírus.
No Espírito Santo, as vacinas começaram a ser distribuídas para os municípios do interior e a expectativa é vacinar mais de 42 mil profissionais de saúde.
A primeira vacinada em Goiás fez um pedido para que toda a população seja imunizada. A campanha de vacinação na capital foi adianta e começa às 14h. Mais de 15 asilos vão receber as doses. O ato simbólico da primeira vacinação foi na cidade de Anápolis, na segunda.
As primeiras doses começaram a ser aplicadas nesta quarta-feira, 19, em Brasília, no Distrito Federal. Os escolhidos foram funcionários de diferentes setores do Hospital da Asa Norte. A ideia era que a imunização começasse na segunda, mas o atraso dos aviões adiou o início da campanha.
Na Bahia, todas as regionais de saúde já receberam as doses da CoronaVac. A primeira pessoa vacinada no estado recebeu a dose na manhã desta terça-feira em Salvador. Uma senhora de 83 anos assistida pela organização Irmã Dulce foi a segunda vacinada.
Os profissionais de saúde da linha de frente e os idosos já recebem os imunizantes no Ceará. Cerca de 40 mil pessoas vão ser vacinadas em Fortaleza. O número é insuficiente para as 200 mil pessoas que estão no grupo de risco. São oito os locais de imunização na capital cearense.
A distribuição dos imunizantes na Paraíba começou às 7h e a primeira pessoa vacinada no estado foi uma enfermeira de João Pessoa. Marineide reforçou após a aplicação que é preciso que todos se vacinem. Um indígena foi o segundo imunizado.
No Rio Grande do Sul, duas aeronaves fazem a distribuição das 170 mil vacinas para todos os municípios gaúchos. Na segunda-feira, profissionais da saúde e indígenas foram imunizados em Porto Alegre.
O Paraná começou a distribuir a vacina em todas as regionais de saúde nesta terça-feira e atos simbólicos de vacinação ocorrem em diferentes cidades do estado. A campanha de vacinação em todos os municípios começa de fato na quarta. Na capital paranaense, mais de oito profissionais de saúde foram imunizados no Hospital dos Trabalhadores.
O Amazonas inicia a campanha de vacinação em Manaus com uma enfermeira indígena. Na capital, são 40 mil doses da CoronaVac e equipes partiram para o interior para vacinar indígenas e ribeirinhos.