O ex-presidente americano, Donald Trump, foi alvo de disparos em um comício na Pensilvânia, nos Estados Unidos neste sábado (13). Trump foi atingido na orelha no atentado. O serviço secreto dos Estados Unidos retirou o ex-presidente do palco em um evento de campanha após tiros serem disparados no local.
Donald Trump foi escoltado para sua comitiva em Butler, Pensilvânia, uma cidade rural a cerca de uma hora ao norte de Pittsburgh. Donald Trump ergueu o punho para a multidão enquanto o Serviço Secreto o retirava do palco.
Em nota, o serviço secreto norte-americano informou que uma pessoa foi morta no ataque e outras duas ficaram gravemente feridas. O responsável pelo ataque também foi morto, segundo o promotor do condado de Butler
Segundo o porta-voz da campanha de Trump, o ex-presidente está bem. Imagens mostram que a orelha do presidente foi ferida.
A conta oficial do Team Trump no X, citando o porta-voz de Trump, Steven Cheung, escreveu que “o presidente Trump agradece às autoridades policiais e aos socorristas por sua ação rápida durante esse ato hediondo. Ele está bem e está sendo examinado em um centro médico local.”
"Fui atingido por uma bala que perfurou a parte superior da minha orelha direita”, disse Trump em uma publicação na rede “Truth Social”.
O Serviço Secreto está liderando a resposta. Mas agências federais de aplicação da lei, incluindo o Departamento de Justiça, ATF e FBI, estão agora se mobilizando para investigar e apoiar seus esforços, de acordo com autoridades federais.
Em pronunciamento oficial, o presidente Joe Biden afirmou que o atentado foi algo “doente”.
“É doente, doente. Não podemos permitir que isso aconteça de novo”, disse.