Em apenas uma semana, farmácias brasileiras registraram uma “explosão” de testes positivos para covid-19. De 27 de dezembro a 2 de janeiro, o volume de casos quadruplicou em relação ao mesmo período anterior. Os dados são da Abrafarma (Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias).
O percentual de diagnósticos do coronavírus sobre o total de atendimentos também teve um salto. Foi o maior desde a implementação do serviço, em abril de 2020.
A Abrafarma informou que 283.763 testagens foram realizadas entre os dias 27 de dezembro e 2 de janeiro, número 50% superior aos 188.545 atendimentos ocorridos de 20 a 26 de dezembro.
Já o volume de resultados positivos pulou de 22.283 (11,8% do total) para 94.540 (33,3%).
No caso de Rio de Janeiro e São Paulo, os dados são ainda mais alarmantes, com 49% e 46% de casos, respectivamente.
Alta procura por testes de covid
Com o recente surto de gripe e o avanço da variante Ômicron do coronavírus, muitas farmácias de São Paulo começaram a ficar sem medicamentos e testes para covid-19. O levantamento foi feito pela Rádio Bandeirantes.
Representantes de estabelecimentos ouvidos pela reportagem contaram que o mês de dezembro foi marcado por uma grande explosão na demanda, o que segue acontecendo neste início de janeiro. Segundo a Abrafarma (Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias), a procura diária dobrou.
“A conta chegou. É muito difícil conseguir hoje um teste para o mesmo dia (…). Acredito que as pessoas estão mais conscientes. [Fazer o teste] é uma maneira de se cuidar, não contaminar o parente. Do lado das farmácias, estamos nos preparando, colocando mais equipes à disposição, mas infelizmente, a demanda é maior”, explicou à BandNews TV Sérgio Mena Barreto, diretor-executivo da Abrafarma.