Um terremoto de magnitude 6,3 graus deixou mortos e feridos no Afeganistão, neste sábado (7). Segundo a imprensa local, o tremor foi sentido em regiões próximas a fronteira com o Irã, deixando casas destruídas.
Segundo a agência de notícias Reuters, cintando fontes do governo afegão, o terremoto deixou pelo menos 15 mortos e 40 feridos. Muitos edifícios foram danificados, prendendo pessoas sob os escombros. Pelo menos outros três tremores secundários também foram registrados, de acordo com o jornal britânico BBC.
O Afeganistão é frequentemente atingido por terremotos. Em junho do ano passado, a província de Paktika foi atingida por um terremoto de magnitude 5,9 que matou mais de 1.000 pessoas e deixou dezenas desalojados.
Equipes de emergência e voluntários estão nas regiões atingidas para ajudar as vítimas, segundo fala de porta-voz do Crescente Vermelho Afegão à Reuters.
A Unicef, agência das Nações Unidas, disse em post nas redes sociais que possui uma equipe nas proximidades, para avaliar o impacto dos terremotos: “Mais uma vez, crianças e famílias no Afeganistão foram afetadas por um terramoto devastador, desta vez na província ocidental de Herat. Nossas mais sinceras condolências vão para todas as famílias afetadas”, finalizou.