Um terremoto de magnitude 6,5 atingiu a província de Ishikawa, na costa oeste do Japão, nesta sexta-feira (5), segundo os serviços de sismologia do país. As autoridades locais confirmaram a morte de um homem na cidade de Suzu.
A Agência Meteorológica diz que o foco estava a 12 quilômetros de profundidade na região de Noto. O terremoto aconteceu às 14h42 do horário local e outros tremores de menor intensidade foram registrados em outras cidades da região pouco tempo depois.
Segundo a TV japonesa NHK, o regulador nuclear do Japão não reportou nenhum problema ou anormalidade com os reatores das usinas nucleares de Shika e Kashiwazaki-Kariwa, localizada na província atingida pelo sismo,
Um outro forte terremoto pode atingir a região na próxima semana, alertou a Agência de Meteorologia japonesa. “Por favor, fique em alerta para um terremoto que pode atingir uma intensidade superior a 6, especialmente nos próximos dois ou três dias. Houve atividade sísmica intermitente na área por mais de dois anos, e espera-se que continue por enquanto, então, por favor, permaneça vigilante”.
Até o momento, as autoridades não emitiram alertas de tsunami para a região, mas o serviço de algumas linhas de trem foram suspensas de forma temporária. O governo japonês criou um centro de resposta liderado pelo primeiro-ministro Fumio Kishida para socorro e resgate.