Fontes ligadas ao PT e MDB informaram à repórter Gabbriela Veras, da Band Brasília, que Simone Tebet (MDB) deve ser ministra do Meio Ambiente, enquanto Marina Silva deve ser escolhida para ser autoridade climática. O cargo será criado no governo do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Na manhã desta sexta-feira (23), Lula se reuniu com Tebet, que o apoiou a partir do segundo turno após ficar em terceiro lugar nas eleições. Ainda hoje, o petista deve se encontrar com Marina, que também abriu mão de divergências do passado para se engajar na campanha do PT.
Uma fonte do MDB, em informação à Band, disse que Tebet só aceita ser ministra do Meio Ambiente se Marina concordar em ser a autoridade climática do Brasil.
Na última quinta-feira (22), Lula anunciou mais 16 ministros. Entre eles, seis mulheres foram indicadas, como Margareth Menezes, na Cultura, Anielle Franco, na Igualdade Racial, e Nisia Trindade, na Saúde.
Além delas, o senador eleito Wellington Dias (PT) ficará com o Ministério do Desenvolvimento Social. A pasta das Relações Institucionais ficou com Alexandre Padilha (PT).