A partir deste domingo (17), já passa a valer a tarifa zero para os ônibus da cidade de São Paulo. A prefeitura da capital paulista decidiu implementar a isenção no transporte aos domingos. O benefício começou às 00h e vai até às 23h59. Vale para todas as linhas da cidade.
Com o slogan “Domingão Tarifa Zero — explore, descubra, viva São Paulo”, a medida também vai valer no Natal e Ano Novo, além do aniversário de São Paulo (25/01). O benefício visa incentivar o uso do transporte público, ampliar o acesso ao lazer, melhorar a economia e a oferta de empregos.
Mesmo após o anúncio do governo estadual de que a tarifa dos trens e metrô subirá para R$ 5 a partir de 2024, a medida para os ônibus da capital paulista se manteve. O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, disse que o transporte é um direito constitucional, “para garantir o ir e vir dos cidadãos”, e por isso, a medida foi implantada.
Como funciona?
Os passageiros terão que usar o Bilhete Único para passar na catraca. A tarifa não será cobrada no validador. O cobrador ou o motorista irá liberar a passagem para quem não tiver o cartão.