Tarcísio de Freitas visitou a região de Campinas na manhã deste sábado (21), para avaliar danos causados pelas chuvas. O governador de São Paulo esteve junto do Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, Coronel Henguel Ricardo Pereira, e o Secretário da Casa Civil, Arthur Lima.
Além da visita, o governador iberou mais de R$ 11 milhões em obras para municípios afetados pelas fortes chuvas em 2022. A Defesa Civil do Estado também apoiou as cidades, com cerca de R$ 445 mil e 5 mil itens de ajuda humanitária.
Em nota, Tarcísio afirmou que o governo deve atuar na atenção imediata "às pessoas e na recuperação da ponte. Além disso, hoje estamos levantando as necessidades de cada município para propor, em conjunto com as prefeituras, obras de melhorias na infraestrutura de cada cidade".
Na cidade de Campinas, a equipe vistoriou pontes que foram destruídas pelas águas. Já em Capivari, eles sobrevoaram a cidade e visitaram uma escola que está funcionando como abrigo temporário para acolher vítimas atingidas. Em Monte Mor, 100 imóveis foram afetados e 400 pessoas ficaram desalojadas.
As chuvas dos últimos dias elevaram o nível do Rio Capivari. Entre 19 e 20 de janeiro, choveu 125mm Campinas. O valor é o maior acumulado registrado no estado nesse período. “Durante as vistorias coloquei a Defesa Civil à disposição dos municípios afetados, para apoiá-los no que for preciso quanto à ajuda humanitária e obras recuperativas, para minimizar os impactos causados pela natureza”, declarou Cel Henguel.