Tarcísio de Freitas anunciou que irá sair de São Paulo para a reunião com os 27 governadores e o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva nesta segunda-feira (9). Mais cedo, a assessoria havia anunciado que ele manteria a agenda local nesta segunda e não iria mudar os encontros com lideranças do estado.
A assessoria de Tarcísio de Freitas informou que ele irá para Brasília para a reunião, que acontece às 18h, no Palácio do Planalto. Antes, às 15h, ele deve se reunir com representantes do Tribunal Regional Federal, do Tribunal de Justiça de São Paulo, do Ministério Público do Estado de SP e da Procuradoria-Geral do Estado no Palácio dos Bandeirantes.
No encontro, participam os secretários Guilherme Derrite, da Segurança Pública, Fábio Prieto da Justiça e Cidadania e Arthur Lima, da Casa Civil.
A reunião convocada pelo presidente da República com os 27 governadores irá tratar sobre os atos de extremistas, que invadiram a sede dos três poderes em Brasília e destruíram a sede do Executivo, Legislativo e Judiciário.
Nesta segunda, Tarcísio participaria da posse do Secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva, de uma reunião com prefeitos de cidades afetadas por chuvas de verão e de uma reunião com secretários.
No domingo (8), Tarcísio criticou os atos antidemocráticos cometidos por extremistas apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro. Em publicação no Twitter, ele afirmou que não admitirá tal ataques em São Paulo.
“Para que o Brasil possa caminhar, o debate deve ser o de ideias e a oposição deve ser responsável, apontando direções. Manifestações perdem a legitimidade e a razão a partir do momento em que há violência, depredação ou cerceamento de direitos. Não admitiremos isso em SP”, escreveu.