A presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, foi eleita a 18ª mulher mais poderosa do mundo, segundo a revista Forbes. Ela está à frente de nomes como Taylor Swift, Beyoncé e Rihanna. Medeiros é a única do país a estar na lista de 100 mulheres.
Para a revista, Tarciana é destaque por ser a primeira mulher a liderar o banco de 215 anos e o segundo maior da América Latina. A Forbes também destacou a defesa por políticas ambientais e o discurso na Assembleia Geral da ONU em 2023. Além de criar uma parceria entre o banco e o Banco Interamericano de Desenvolvimento para investimento de US$ 250 milhões em recursos de energia renovável.
Em 2023, Tarciana esteve na 24ª posição. As eleitas são escolhidas com base na fortuna, visibilidade, influência e impacto mundial. A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, figura em primeiro lugar, seguida de Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu e Giorgia Meloni, primeira-ministra da Itália.
Quem é Tarciana Medeiros?
A paraibana de 45 anos foi feirante e professora antes de entrar no Banco do Brasil. Há 24 anos na instituição financeira, ela foi a primeira CEO mulher, negra, nordestina e lésbica da companhia, em janeiro de 2023.
Ela é bacharel em Administração de Empresas, pós-graduada em Administração, Negócios, Marketing, Liderança e Inovação. Atualmente, Tarciana também é porta-voz do Pacto Global da ONU pelo ODS 10, objetivo de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas.
Tarciana Medeiros, presidente do Banco do Brasil
Divulgação/Banco do Brasil