Policiais do Batalhão de Choque e de unidades do Comando de Operações Especiais continuam com as operações em diferentes comunidades da Maré, zona norte do Rio de Janeiro, nesta segunda-feira (16).
Na operação desta manhã, um suspeito, que não teve a identidade revelada, ficou ferido e foi socorrido pelos agentes. Segundo a Polícia Militar, o homem foi encontrado com uma pistola.
Desde a última semana, a PM tenta cumprir 60 mandados de prisão nas comunidades de Vila dos Pinheiros, Vila do João, Salsa e Merengue e Conjunto Esperança.
O foco das operações são regiões sob o domínio da facção Terceiro Comando Puro. Até o momento, 24 pessoas foram presas, 14 fuzis foram apreendidos e cerca de 100 veículos foram recuperados. Além disso, 40 toneladas de barricadas foram removidas nas comunidades.
Autoridades do Rio negociam com o Governo Federal a transferência de presos para penitenciárias federais de segurança máxima.
Força Nacional chega para reforçar a segurança no RJ
Esta segunda também foi marcada pelo início da atuação da Força Nacional no Rio de Janeiro, a pedido do governador do estado. Até agora, 150 agentes e 40 viaturas, ou seja, metade do contingente previsto, já estão atuando no estado, comandados pela Polícia Rodoviária Federal.
Neste primeiro momento, a Força Nacional vai patrulhar estradas como o Arco metropolitano e a Rodovia Washington Luís, afetadas pela violência. Não há previsão para que os agentes atuem nas operações realizadas nas comunidades pela PM.