A Suécia e a Finlândia enviaram avisos para que os cidadãos dos dois países se preparem no caso de uma guerra. A Suécia enviou panfletos para a população com instruções. Já a Finlândia lançou um site com indicações similares.
O documento sueco foi publicado apenas cinco vezes após a Segunda Guerra Mundial. De acordo com a BBC, ele foi atualizado pela primeira vez em seis anos devido ao declínio de segurança observado com a guerra entre Rússia e Ucrânia.
O panfleto também fornece informações em casos de outros eventos inesperados, como desastres naturais, e traz instruções como alimentos e e objetos essenciais de se manter em casa.
“A situação de segurança é grave e todos nós precisamos fortalecer nossa resiliência para enfrentar várias crises e, em última instância, a guerra”, declarou Mikael Frisell, diretor da Agência Sueca de Contingências Civis (MSB), em comunicado.
Recentemente, o presidente Joe Biden autorizou a Ucânia a usar mísseis de longo alcance contra a Rússia, o que gerou temores de uma possível escalada do conflito.
A Suécia e a Finlândia tem uma tradição de manterem neutralidade, mas de ambas na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), tensões têm ficado mais aparentes.