STF forma maioria e nega afastamento de Moraes, Dino, Gonet e Zanin de julgamento de golpe

Pedido da defesa de Filipe Martins, ex-assessor da presidência, pretendia impedir que eles trabalhassem no inquérito

Da redação

STF forma maioria e nega afastamento de Moraes, Dino, Gonet e Zanin de julgamento de golpe
Primeira Turma do STF durante segundo dia de análise da denúncia contra Bolsonaro e outros sete
Rosinei Coutinho/STF

O Supremo Tribunal Federal formou maioria nesta terça-feira (15) para negar os impedimentos de Flávio Dino, Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin e Paulo Gonet do julgamento sobre a tentativa de golpe de Estado. A análise é de um recurso da defesa do ex-assessor presidencial Filipe Martins, que queria retirar os ministros e o procurador-geral da República da investigação. 

Um outro pedido contra Moraes ainda é analisado, mas ainda não há maioria em relação a ele, já que André Mendonça votou pelo impedimento. A defesa de Martins pretendia afastar os ministros e o PGR de participarem do julgamento da denúncia da suspeita de tentativa de golpe de Estado. 

O pedido já havia sido negado por Luís Roberto Barroso, mas um recurso é analisado pelos ministros. Filipe Martins é parte do núcleo 2 dos denunciados pela organização que teria atuado e tentado um golpe de Estado e ruptura do Estado democrático de direito. A denúncia deve ser avaliada pela Primeira Turma do STF na próxima semana. 

Outros pedidos do tipo já foram negados pelo STF, incluindo o julgamento que transformou Jair Bolsonaro e outros denunciados em réus no STF. 

Tópicos relacionados

Mais notícias