STF autoriza investigação sobre atuação de Pazuello no Amazonas

Da Redação, com BandNews

Pazuello é alvo de investigação por atuação no Amazonas
Reprodução

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, determinou nesta segunda-feira (25) que a Polícia Federal abra um inquérito para investigar, em até 60 dias, as acusações de negligência ao ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, durante o combate ao coronavírus em Manaus. As informações são da BandNews FM.

No último fim de semana, a Procuradoria-Geral da República defendeu uma apuração sobre a pasta pela demora em constatar o cenário caótico do Amazonas com o aumento de casos de Covid-19. Também pontuou a crise sobre a falta de oxigênio no Estado e a entrega de doses de cloroquina, remédio que não tem comprovação científica contra o vírus.

Ainda não há data para que Pazuello preste depoimento à Polícia Federal. O processo vai correr sob sigilo de justiça.

Como investigado, ele terá que apresentar informações sobre as ações adotadas pelo ministério diante do colapso do sistema de saúde em Manaus.

MP investiga “fura-filas” em vacinação 

Aumentou o número de Ministérios Públicos Estaduais que investigam denúncias de desvios de vacinas no Brasil. 

Um levantamento de Milena Teixeira, da BandNews FM, mostra que, até agora, 15 promotorias apuram casos de pessoas que furaram a fila para se imunizar, enquanto na última sexta-feira (22), eram 11 estados. 

A aplicação das doses da Coronavac começou na última segunda-feira (18), em São Paulo. 

Os estados onde há queixas de desvios são Ceará, Piauí, Bahia, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rondônia, Paraíba, Sergipe, Amazonas, Pará, São Paulo, Goiás, Amapá, Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal.

Um dos casos que chamaram atenção para as irregularidades foi o das irmãs Isabelle e Gabrielle Lins, que postaram fotos tomando as doses, e eram recém-nomeadas pela prefeitura de Manaus. Elas são filhas de um grande empresário do município, Nilton Lins, e passaram a trabalhar no início do mês na UBS que fica em um terreno doado pelo pai delas em uma avenida que leva o nome dele. 

O Ministério Público Federal está recebendo denúncias de desvios de vacina. 

Para enviar as queixas ao MPF é simples: no celular, é só baixar o aplicativo “MPF Serviços” ou enviar todas as informações e provas disponíveis para o e-mail pram-sac@mpf.mp.br. Pelo site www.mpf.mp.br/mpfservicos também é possível enviar representações. 

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.